Buscar
  • Clínica Humanitas

Desodorantes podem causar câncer de mama?


Basicamente não há evidência científica que confirme essa hipótese, porém, é difícil comprovar os malefícios causados pelas substâncias químicas contidas nos cosméticos e itens de higiene pessoal.


Esses produtos são utilizados durante toda nossa vida, além de haver uma grande variedade de componentes num mesmo cosmético.

Por conta dos desodorantes e antiperspirantes serem aplicados nas axilas, local próximo as mamas, muitos autores sugerem uma possível conexão entre seu uso e as neoplasia mamárias.

Os desodorantes contém alumínio, considerado um disruptor endócrino. Essa substância aplicada diariamente na pele, é absorvida pelo organismo e poderia estimular células que contém receptores estrogênicos.

Pesquisas demonstraram que o alumínio é amplamente absorvido pela pele intacta, e seis vezes mais na pele submetida a depilação. Grandes concentrações de alumínio foram encontradas na glândula e cistos mamários. Estudos com células ductais submetidas a exposição ao alumínio, evidenciaram a capacidade de transformação maligna das mesmas.


Sendo assim, a União Européia divulgou uma recomendação para que os desodorantes utilizados estejam livres de alumínio e parabenos. Caso seja usado um antiperspirante, não aplicar o produto logo após raspar ou depilar as axilas.

Outros químicos que atuam como disruptores endócrinos, capazes de causar um desequilíbrio hormonal no nosso organismo são os parabenos e ftalatos. Esses produtos tem o objetivo de manter a cor, textura e viabilidade dos shampoos, hidratantes, esmaltes e etc.


Meu comportamento enquanto consumidora: sabemos que nossa pele permite a entrada de vários produtos potencialmente nocivos a saúde. Sendo assim, faço opções por produtos com menos ingredientes, mesmo que a validade acabe sendo mais curta. Procuro fornecedores que mostram algum tipo de comprometimento e preocupação com essas questões.


Países com alto índice de civilidade, se preocupam com seus cidadãos e publicam listas de empresas cosméticas que oferecem produtos seguros. Cabe a nós, consumidores, pensarmos no impacto que o uso prolongado de substâncias potencialmente nocivas irá nos trazer.

.

.

.

.

.

.

Dra Luciana Gandra

Mastologia / Ginecologia

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

Todos os direitos reservados a Clínica Humanitás. Gerenciado por Infoqplan Assessoria Digital.