Buscar
  • Clínica Humanitas

O que esperar do seu Papanicolaou?


  1. É um exame de triagem! O objetivo é separar as mulheres que precisam de avaliação complementar ou com maior periodicidade daquelas que podem ser acompanhadas em intervalos mais longos.

  2. Coletamos células da região ectocervical ( superfície externa do colo uterino) , endocervical ( o canal do colo) e da junção entre esses dois tecidos. Essas células podem estar alteradas por diversos motivos, principalmente por uma infecção pelo vírus HPV. Importante salientar que um papanicolaou alterado não indica necessariamente que você está doente. Na maior parte das vezes é um sinal da necessidade de uma investigação mais cuidadosa.

  3. Quando a palavra “inflamação” aparece no laudo, costuma gerar dúvidas... então presta bem atenção: A vagina é um ambiente rico em bactérias e células de defesa. Sendo assim, as células inflamatórias estão presentes em colo uterino e vagina absolutamente saudável! Não se preocupe!

  4. Papanicolaou não é indicado para diagnosticar outras doenças da vagina, tais como corrimento, odor, ressecamento...

  5. Mesmo se você já tomou vacina para o HPV deve seguir o mesmo protocolo de rastreamento.

  6. Para garantir um exame de Papanicolaou adequado, a paciente deve se atentar a algumas dicas: não ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas e medicamentos vaginais pelo mesmo período. É importante também que não esteja menstruada...

  7. Pode parecer óbvio, mas muitas mulheres deixam de buscar o resultado do exame, o que é fundamental!!

  8. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Seja uma expert sobre você mesma!

.

.

.

.

.

.

.

Dra Luciana Gandra

Mastologia / Ginecologia

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

Todos os direitos reservados a Clínica Humanitás. Gerenciado por Infoqplan Assessoria Digital.